Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Buscar  
Paraíba

Publicada em 20/12/17 as 18:03h - 67 visualizações
Ordenação Episcopal de Dom Aldemiro Sena acontece em Ilhéus

Rádio Constelação FM


 (Foto: Portal Católico )

A cidade e  a Diocese de Ilhéus estiveram em festa na manhã  deste domingo, 17 de dezembro, com a Ordenação Episcopal de Monsenhor Aldemiro Sena dos Santos, realizada na Catedral de São SebastiãoCom 53 anos de idade e 26 anos de vida ministerial, o então pároco da Catedral de Sebastião, foi nomeado no dia 04 de outubro pelo santo padre, o Papa Francisco, como bispo da Diocese de Guarabira, no Estado da Paraíba.

Ao ser eleito, ele escolheu como lema episcopal: "Servir com alegria."

Presidida pelo bispo da diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli CSS, a cerimônia contou com a presença de muitos bispos do Regional Nordeste II e III. Entre eles, os dois co-ordenantes: o Arcebispo metropolitano de Vitória da ConquistaDom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, OFMcap e o Dom Manoel Delson  Pereira Cruz, OFMcap Arcebispo de João Pessoa (PB). Também estavam presentes: IMG_1140Dom Gilson Andrade Silva (bispo auxiliar da Arquidiocese de  Salvador),Dom Carlos Alberto dos Santos (bispo da Diocese de Itabuna) ,dom Ceslau Stanula (bispo emérito da Diocese de Itabuna). No total, 14 bispos participaram  da solene, além de seminaristas, diáconos, religiosas, religiosos e leigos.

Antes da homilia, conforme o rito, houve o pedido para a ordenação episcopal de Dom Aldemiro, seguida da leitura do documento pontifício de nomeação.

Na homilia, Dom Mauro disse: "Cada bispo exerce o seu poder pastoral sobre o povo de Deus. Ele é o princípio e o fundamento visível da unidade da Igreja Católica, sendo que a pregação da Palavra de Deus é a sua principal missão."

Depois da homilia, houve a continuação do rito, com a Ladainha de todos os Santos e a imposição das mãos, começando por Dom Mauro, os co-ordenantes e demais bispos presentes. Depois da imposição, Dom Aldemiro recebeu o básculo da paz de seus irmãos do episcopado, enquanto os fiéis o aclamavam com palmas.

Em seguida, dois diáconos sustentaram o livro dos Evangelhos sobre a cabeça do eleito enquanto era IMG_1099proferida a oração de ordenação. O mesmo livro dos Evangelhos foi entregue a Dom  Aldemiro, acompanhado do anel, da mitra e do báculo pastoral.

Com esses gestos, que a Igreja conferiu com a plenitude do Sacramento da Ordem, Dom Aldemiro Sena dos Santos recebe do Senhor, agora já sucessor dos apóstolos, a missão de ensinar todos os povos e de pregar o Evangelho a toda a criatura, para que todos os homens pela fé, pelo batismo e pelo cumprimento dos mandamentos consigam a salvação. Antes da conclusão da celebração, Dom Aldemiro percorreu a igreja matriz abençoando os fiéis.

 Conheça a Trajetória de Dom Aldemiro Sena dos Santos

 Padre Aldemiro Sena dos Santos nasceu em Ibirataia, no sul da Bahia, em 26 de junho de 1964, e em 1966, foi batizado pelo bispo daquela época, Dom Frei Caetano, que era bispo da Diocese de Ilhéus. Tem uma  família de oito irmãos, o pai já é falecido e mãe  mora na sua terra natal no norte da Bahia.

É formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus Em 1992, foi ordenado sacerdote na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Como presbítero, exerceu entre os anos de 1993 a 1996, o posto de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávi, em Ilhéus. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, Ilhéus. De 1996 a 1998, exerceu o sacerdócio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, Ilhéus. Depois foi nomeado coordenador de pastoral diocesano pelo bispo Dom Mauro e em seguida foi transferido para a paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Malhado. Paralelo à esse serviço paroquial, também foi nomeado coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Cristãos, que é a casa de formação dos leigos da nossa diocese. Depois dessa experiência, foi nomeado pároco da paróquia São Francisco de Assis, também em Ilhéus, e passou quase nove anos naquela paróquia. Em seguida, o bispo o nomeou ecônomo da Diocese e juntamente com esse serviço, foi nomeado pároco da Paróquia de São Jorge em Ilhéus.

 Posse

 A Solenidade de Posse Canônica do 4ª Bispo da Diocese de Guarabira será dia 02 de fevereiro de 2018, às 16h, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, na cidade e Diocese de Guarabira na Paraíba. A Diocese de Guarabira foi criada pelo Papa João Paulo II através da Bula "Cum Exoptaret", no dia 11 de outubro de 1980, desmembrada da Arquidiocese da Paraíba, da qual era Região Episcopal desde 1976, e instalada como Diocese no dia 27 de dezembro de 1981 e tem como padroeira Nossa Senhora da Luz  que é celebrada no dia 02 de fevereiro. 

Fotos e reportagem: Valdeni Elias

Edição de texto: Anara Passos

Confira as fotos clicando AQUI




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
Jornal do Meio Dia com Adelson & Levi
Top Música
1
Sonhei que tava me casando
Wesley Safadão
2
Eu vou te buscar
Gusttavo Lima
3
Vai dar pt
Léo Santana
4
Marcía Fellipe
Bum bum do mal
5
Avine Vinny
Whisky Cigarro e Violão
Galeria de Fotos
Copyright (c) 2018 - Rádio Constelação FM - Todos os direitos reservados